08/04/2024 às 08h09min - Atualizada em 08/04/2024 às 08h09min

Israel anuncia retirada de tropas terrestres do sul de Gaza

Conflito chega a seis meses com mais de 30 mil mortos

Fontes das Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram neste domingo (7) a retirada de parte das suas tropas terrestres presentes no sul de Gaza. Na região, irá permanecer somente uma brigada, acrescentaram as fontes citadas pela agência Reuters. De acordo com o jornal israelense Haaretz, as IDF informaram que a 98ª Divisão tinha abandonado a Faixa de Gaza e que não existem neste momento tropas em manobras ativas no sul do enclave.

Em comunicado, as IDF explicaram que a 98ª Divisão "concluiu a sua missão" em Khan Younis, após meses de combates, tendo deixado a Faixa de Gaza para "recuperar e preparar-se para futuras operações". Uma "força significativa liderada pela 162ª Divisão e a Brigada Nahal, irão continuar a operar da Faixa de Gaza", acrescentou o texto.

A televisão pública israelense revelou entretanto que as tropas que vão permanecer em Gaza ficarão ao longo do Corredor de Netzarim, que divide o enclave em dois ao interceptar uma das duas principais estradas que ligam o norte e o sul de Gaza. Não ficou detalhado de que forma a retirada irá impactar na incursão contra a cidade de Rafah, suspensa há várias semanas e considerada essencial por Israel para cumprir o seu objetivo de eliminar definitivamente o Hamas.

A decisão poderá contudo ser um gesto de boa vontade para desbloquear as negociações de paz, paradas desde novembro.


Cessar-fogo

Israel sustenta que abateu pelo menos 12.000 militantes do grupo islâmico, entre os quais cinco com a patente equivalente a general-brigadeiro, mais de 20 comandantes de batalhão e uma centena de líderes do grupo. Este domingo deverão iniciar-se novas reuniões no Cairo.

O governo israelense tem exigido a libertação de todos os 133 reféns ainda retidos em Gaza e cujo destino é incerto. O Hamas cobra em vez disso o fim da ofensiva israelense. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, garantiu este domingo, antes da habitual reunião de ministros, que não irá ter qualquer acordo de paz em Gaza sem a libertação dos reféns.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paginapopular.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp