No último domingo (12), ao menos três cidades da região de Campinas (SP) foram impactadas por uma intensa onda de calor, marcando temperaturas de 40ºC ou mais. De acordo com informações do Centro Integrado de Informações Meteorológicas (Ciiagro), as cidades de Sumaré (SP), Hortolândia (SP) e Americana (SP) foram as mais atingidas por essas características climáticas.
Em Sumaré (SP), as tarifas alcançaram a marca de 41ºC, enquanto Hortolândia registrou 40,5ºC e Americana (SP) alcançou os 40ºC. O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) destaca que Campinas experimentou a temperatura mais elevada já registrada para o mês de novembro, atingindo 37,4ºC. Essa intensa onda de calor, que tem diversas regiões do Brasil, prevê-se que persistirá até o final da semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de alerta de onda de calor na Região Metropolitana de Campinas (RMC) de “Perigo” para “Grande Perigo”, estendendo o aviso até às 23h59 de sexta-feira (17) . O Cepagri projeta novos recordes de temperatura ao longo da semana, com uma expectativa de atingir 38ºC na RMC nesta segunda-feira (13).