08/11/2023 às 15h38min - Atualizada em 08/11/2023 às 15h38min
Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes é prorrogada até 15/11 pela Saúde de N. Odessa
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa anunciou a prorrogação, até o próximo dia 15 de novembro, da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes 2023. A Campanha é voltada para a atualização vacinal de bebês, crianças e adolescentes com idade entre 0 e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A intenção, ao vacinar o público menor de 15 anos, é reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina.
A Campanha de Multivacinação para este público (crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade) teve início dia 30/09 em todo o território nacional. Em Nova Odessa, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas por todas as regiões da cidade.
São oferecidos os seguintes imunizantes: Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), Varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BGC (tuberculose) e Covid-19.
As vacinas salvam vidas, são seguras e estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde. Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando o Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.
Para facilitar o acesso dos pais que trabalham e, assim, ampliar a cobertura da campanha, a Secretaria de Saúde promoveu dois “Dias D” aos sábados e, mais recentemente, dois plantões noturnos no Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa. “O objetivo é ampliar os percentuais de cobertura das diversas vacinas oferecidas atualmente na Rede Básica de Saúde da cidade, facilitando o acesso das famílias à proteção trazida unicamente pelas vacinas. Por isso, é muito importante os pais levarem seus filhos menores de 15 anos para colocar a caderneta de vacinação em dia, elevando desta forma as coberturas vacinais”, explicou recentemente a secretária de Saúde Jaqueline Serrano.