A Secretaria de Saúde de Sumaré realiza nesta semana, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, um mutirão de espirometria – conhecido como exame de sopro -, que avalia a função pulmonar e auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Os exames ocorrem no Ambulatório de Especialidades, região central, até sexta-feira, dia 18, das às 8 às 16 horas.
A expectativa é atender cerca de 300 pacientes com encaminhamento, zerando a fila de espera. Os exames ocorrem na Sala de Exame de Espirometria. A espirometria é o teste de função pulmonar. Ela mede a quantidade (volume) e /ou velocidade (fluxo) de ar que pode ser inalada ou expirada. O exame é realizado por um técnico de espirometria habilitado. O exame é realizado com equipamentos conectados a sistemas computadorizados que geram dados gráficos e numéricos para a análise do especialista.
A parceria da Prefeitura com a empresa Boehringer Ingelheim, desenvolvedora do aparelho, ampliou o atendimento às demandas de pacientes da Rede Municipal de Saúde que necessitam do exame. O objetivo do mutirão é auxiliar o município a reduzir a fila de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde elegíveis para a realização da espirometria, auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas, como a DPOC e asma, e na avaliação de eventuais sequelas pulmonares pós-Covid 19.
“Saúde é prioridade em Sumaré! Com muito planejamento, investimos em uma saúde de qualidade e humanizada, referência na região. A Sala de Exame de Espirometria é mais uma ação que visa à excelência dos serviços e é com grande orgulho que promovemos este mutirão, zerando a fila de espera. A tecnologia ajuda no diagnóstico rápido e preciso e no tratamento adequado de doenças pulmonares. Agradecemos a Boehringer Ingelheim pela parceria, que visa a vida e saúde da população”, disse o prefeito Luiz Dalben.